In Revista de Ciência Elementar, Vol. 3, Nº 4, maio-dezembro, 2015
A compreensão do mundo onde nos é dado viver exige uma
reflexão permanente sobre aquilo que podemos observar
mas requer também o apoio de quem nos possa transmitir
o adquirido pelas gerações precedentes, o professor. Neste
nosso tempo de acesso facilitado à informação, o professor
não é apenas o transmissor para ser principalmente o
motivador, o exemplo o companheiro mais velho que
ajuda o aluno a encontrar o seu percurso disciplinada e
eficazmente. A função de ensinar não perdeu valor. Apenas
se complexificou ao estar mais aberta à crítica, à discussão
de outras visões contrastantes. Aprender é assimilar uma
nova visão da realidade tornar sua uma visão que lhe era
exterior ou confirmar uma visão hipotética que sobrevive
à contestação.
A Filosofia da Natureza ou Filosofia Natural busca a
compreensão das primeiras causas e dos princípios do
mundo material. Começou por se basear num processo
de reflexão pura mas evoluiu no sentido de incorporar
interpretações cada vez mais refinadas do que nos é
possível observar. A reflexão primordial é normalmente
associada à Academia de Atenas pelo legado documental
que nos deixou e que manteve uma profunda influência
por mais de dois milénios. A preocupação sistemática
com a mediação experimental da crítica aos modelos
interpretativos desenvolveu-se nos últimos séculos mas
a designação de Filosofia Natural não foi enjeitada até
finais do século XIX, desde a publicação dos Princípios
Matemáticos da Filosofia Natural por Newton (1687) até
ao Tratado de Filosofia Natural de Lord Kelvin (1867).
Cabe-nos hoje prosseguir esta aventura de filósofos
apoiando os alunos que procuram uma educação nas
atitudes que lhes permitirão compreender melhor o
mundo em que crescem e onde vão competir por uma
vida mais feliz e mais realizada. Tal como na Academia de
Platão ou no Liceu de Aristóteles, o objetivo da educação
é desencadear nos nossos alunos as competências para
serem cidadãos mais participantes nos negócios da cidade.
A retórica e a ciência são as disciplinas base que permitem
apresentar uma boa defesa das suas ideias fundamentada
numa profunda compreensão do mundo onde vivemos.
A Casa das Ciências tem sido desde o primeiro dia um
espaço de reforço e apoio dos professores nesta missão
de ensinar Ciência. Aqui têm os professores portugueses
encontrado um espaço de partilha das suas experiências
educativas. Reconhecendo a permanente necessidade de
atualizar os métodos para chegar mais perto de cada nova
geração de alunos, a publicitação dos pequenos êxitos de
cada um são o veículo para o sucesso de toda a comunidade
e para uma compreensão do mundo melhor validada pela
experiência e a reflexão crítica.
José Ferreira Gomes
Editor-chefe
Revista de Ciência Elementar
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