sábado, 22 de fevereiro de 2020

"Pedaços de mim"



Apresentação do livro "Testemunho de duas vidas compartilhadas" de Eugénio Fonseca


Estamos aqui para receber o livro que o Dr. Eugénio Fonseca nos oferece com memórias da sua vida compartilhada com D. Manuel Martins. Duas personalidades bem conhecidas pela sua atividade pública intensa ao longo de muitos anos, mas pouco devassadas nas suas motivações e nos conflitos da sua intervenção diária. Este livro abre-nos uma pequena janela sobre o entrelaçado destes dois percursos. Sinto-me muito honrado pelo convite que Eugénio Fonseca me dirigiu para vos estimular a ler e meditar neste seu escrito. Outros fá-lo-iam mais facilmente e, porventura, muito melhor. Para mim, ficou a motivação para o ler antecipadamente e saborear as histórias que nos vai contando. Estou certo de que nenhum dos presentes deixará de apreciar estas iguarias já nos próximos dias.
Eugénio Fonseca escreve um livro de memórias do seu convívio com D. Manuel Martins. Não teve coragem de usar o título Pedaços de Mim que D. Manuel teria pensado para um seu escrito de memórias, mas sentimos aqui os pedaços da sua carne a sangrar. A escrita mostra sempre o sangue vivo de quem viveu e revive pedaços da sua vida em plena comunhão com o seu patrono D. Manuel. É um registo pessoal de episódios ocorridos ao longo de 42 anos, os primeiros 23 de um convívio diário em Setúbal; os últimos 19 de uma partilha a distância, mas onde os 350 km da Maia a Setúbal se mostram muito curtos. A proximidade entre os dois é evidente desde a primeira página, assumindo-se como quase testamenteiro moral do grande D. Manuel. Ao longo de 19 episódios, Eugénio Fonseca revive e faz-nos reviver os dramas, não só da sua história pessoal, mas também os altos e baixos da nossa história coletiva e o seu impacto na vida das pessoas concretas. O povo de Setúbal acorda e acorda-nos para o impacto das grandes opções coletivas na vida de cada um, especialmente dos mais frágeis.
Conheci Eugénio Fonseca no dia 25 de setembro de 2017 quando ele velava o corpo de D. Manuel. Era violento o contraste entre a serenidade definitiva de um e a inconsolável companhia no efémero sentimento de quem não ouviria mais o seu conselho ou a sua admoestação paternal. Sabia há muito do projeto de Eugénio Fonseca de passar a escrito as suas memórias de uma longa caminhada comum. Surpreendido há dias pelo telefonema de convite para estar aqui hoje, não podia recusar, mesmo sabendo da dificuldade e, especialmente, sabendo da minha dificuldade pessoal para este tipo de serviço. Aceitei de imediato no entendimento de que o erro lhe seria assacado apenas a ele... Que os presentes nesta sessão me perdoariam a falta de coragem para resistir ao convite e culpariam o grande ausente por não ter dado melhor inspiração ao autor da obra.

A minha assumida deformação profissional a favor de argumentos quantitativos, aumentava o temor de iniciar a leitura de um livro que traduziria as emoções pessoais de um longo encontro e convívio ao longo de quase meio século; teria mais as emoções da vida de pessoas concretas sem elaborar nas grandes causas ou nas grandes opções políticas onde poderíamos procurar as causas. De números não esperava mais que algumas datas. Como poderia argumentar e contra-argumentar sem esse suporte quantitativo? Julgava saber que estaria a laborar num terreno inóspito até ler as primeiras páginas. Todos os receios se foram dissipando à medida que avançava e a dificuldade estava em parar a leitura. Que me traria o episódio seguinte, provavelmente ainda mais sentido, ainda mais cheio da vida concreta das pessoas de Setúbal. Sim, as personagens saltam das páginas escritas por Eugénio Fonseca cheias de vida. Apetece-nos ir também passear na Av. Luísa Todi para ver se também nós somos interpelados por aquelas personagens. Fica a primeira sugestão aos meus ouvintes: Levem o livro para casa e estou certo de que dificilmente deixarão de o ler de uma assentada. E que o Vitória Futebol Clube ganhará mais alguns adeptos...

A verdade é que é no tempo que se faz a eternidade como se fosse o seu próprio fruto maduro, eternidade que não se perpetua depois do tempo vivido mas antes suprime precisamente o tempo enquanto ela mesma é desligada do tempo que se fez duração para que se possa transformar em liberdade, o definitivo.[1]

Este livro vem cumprir esta leitura da eternidade devida a Karl Rahner. Estamos aqui a celebrar a vida de D. Manuel através das suas interações com o outro durante o seu tempo contingente. Eugénio Fonseca fala-nos de D. Manuel através das interações entre eles e com os outros. Para os que privamos com o homem e o Bispo Manuel, encontramos ali um retrato fiel traçado a pinceladas muito fortes e muito firmes. Das páginas impressas sobressai um homem simples e quase apagado, mas sempre preocupado com os mais fracos. Sempre disponível para ajudar quem encontra como seu próximo sem fazer grandes questionamentos. Um Bispo que não chegava á segunda fase de um encontro sem nos interpelar, sem questionar as nossas opções pessoais, obrigando-nos a refletir, mas não impondo a sua visão.

Como me compete, deixo-lhes algumas poucas referências ilustrativas do que vão saborear na vossa leitura.
Logo no primeiro quadro, A Surpresa, Eugénio Fonseca é sóbrio e contido na descrição das reações públicas à chegada a Setúbal de um “padre do norte” (26 de outubro de 1975) para primeiro Bispo naquele verão quentíssimo de 1975, a um mês do início da viragem para a estabilização. Prefere focar a sua atenção na própria frustração aquando da nomeação a 16 de julho. Ao gosto da época, teria havido uma reflexão interna em Setúbal para definir o perfil desejado e criar a expectativa de que o Vigário Episcopal lá residente há já 9 anos seria o escolhido por Roma. A escolha de um desconhecido nortenho terá sido um enorme “balde de água fria”, para ele próprio e para muitos colaboradores próximos do vicariato. Terá sido longo o processo de adaptação à ideia de que a escolha seria menos devida a poderes esconsos e mais fruto da presença do Espírito Santo.
Nas breves 18 páginas da História de uma crise, é-nos dado viver algumas pequenas histórias do quotidiano daqueles anos muito difíceis em que o Bispo de Setúbal apareceu como grande voz dos marginalizados. A grande história é conhecida e não parecia ferir ninguém. A primeira crise petrolífera de 1973 com a OPEC (Organização dos Países Exportadores de Petróleo) a subirem subitamente o preço de 4 para 12 US$/barril em reação à guerra israelo-árabe do Yom Kippur; para Portugal, este impacto seria muito difícil de acomodar e veio a acelerar e, depois, também a agravar as consequências económicas da revolução de 1974. O fim da Guerra Colonial obrigaria a uma forte reorientação da nossa economia, ainda agravada pela desmobilização de centenas de milhar de jovens soldados e pelas nacionalizações de março de 1975. Logo em 1977, tivemos de pedir ajuda ao FMI (Fundo Monetário Internacional), mas foi o segundo pedido, em 1983, que trouxe consequências mais gravosas e imediatas. No entretanto, Portugal tinha pedido a adesão à CEE (Comunidade Económica Europeia) em 1977 e assinara o acordo de pré-adesão em 1980, o que levava à progressiva abertura das fronteiras aos produtos industriais inviabilizando a frágil base industrial que crescera protegida por tarifas alfandegárias. Todos estes choques no período curto de uma década levaram a uma grave crise, particularmente sentida nas zonas mais industrializadas da península de Setúbal e do Vale do Ave. Muitas empresas foram obrigadas a fechar sem que houvesse condições para que novos setores de atividade surgissem em alternativa e oferecessem emprego aos trabalhadores dispensados. O clima social e a nacionalização do capital privado deixavam o Estado como único operador económico relevante, mas este não tinha capacidade de iniciativa estratégica para oferecer uma saída da crise. Se não havia capacidade de gestão estratégica, também não havia ainda meios de apoio social aos mais atingidos pela crise. Toda a esperança era posta na manutenção de antigos vínculos laborais com empresas que já não tinham qualquer viabilidade. Tudo isto foi desembocar na generalização de salários em atraso, uma situação que mantinha expectativas irrealizáveis e atrasava uma necessária transformação. Passados 40 anos, é fácil teorizar todo este drama, mas as pessoas que o viviam precisavam de apoio imediato e esse falhou. Não podiam esperar uma década pela nova industrialização suportada por projetos âncora como o da Autoeuropa. É aqui que D. Manuel se sentiu forçado a assumir a voz daqueles que ninguém queria ouvir. E a sua voz foi incómoda, mas persistiu e ficou até ao fim como voz respeitada e ouvida.
O capítulo intitulado Um profeta entre profetas descreve a passagem por Setúbal de duas grandes personalidades que justificadamente marcaram o autor. D. Hélder da Câmara, Arcebispo de Olinda e Recife, teve uma longa vida de intervenção social, ganhando visibilidade internacional pela sua oposição ao regime militar brasileiro (1964-1985). Ele próprio regista a explicação da sua postura controversa dizendo que quando dá de comer a um pobre, todos o chamam de santo, mas quando pergunta porque é que os pobres não têm alimento, então todos o chamam de comunista. Outro profeta que visitou o profeta de Setúbal foi Madre Teresa de Calcutá. D. Manuel terá convidado Madre Teresa em 1976 e a primeira casa foi aberta em Setúbal em 1986. O perfil psicológico de Madre Teresa é fixado na exigência que terá feito a D. Manuel em relação à instalação das suas irmãs: Cuide de arranjar uma casa em condições onde as irmãs possam realizar a sua missão. Se não o fizer, fica a saber que já dei indicações às minhas irmãs para levarem os pobres para sua casa. E D. Manuel lá teve de arranjar outra casa mais à medida das necessidades das irmãs.
Estas tapas de aperitivo para a vossa leitura do livro não podem deixar de incluir a saborosa referência à Festa de Troia, e como D. Manuel não pode evitar ser recebido com foguetes e todo o povo concentrado no cais. Mas para o nosso autor, vale mais o “milagre” de ter conseguido convencer aqueles pescadores a lançarem as suas ofertas numa rede de pesca em lugar de as pregarem no manto da Senhora como era a antiga tradição.
Ao autor, faltam palavras para descrever os últimos dias em Setúbal traduzindo uma despedida difícil. Valem as palavras da mensagem de despedida: É por amor de vós que me afasto, e Deus sabe quanto me custa. Tudo tem o seu tempo e, em consciência, julgo que o meu, em Setúbal, chegara ao fim. Foram 23 anos de convívio muito intenso e o afastamento deixou marcas dolorosas ainda que a Maia estivesse do outro lado do telefone e a linha sempre disponível. Haveria ainda mais 19 anos de proximidade intermitente.

Com Santo Agostinho,
Tentávamos imaginar na tua presença, tu que és a verdade, qual seria a vida eterna dos santos, aquela que “os olhos não viram, os ouvidos não ouviram, e o coração do homem não percebeu”. Abriam-se os lábios do coração à corrente impetuosa da tua fonte, fonte de vida que está em ti, para que, aspergidos por ela, nossa inteligência pudesse meditar sobre tão grande realidade.[2]

São Pedaços de Si que Eugénio Fonseca deixa neste seu livro. São também os pedaços compartilhados com o santo ausente que nos permitem ver agora o que muitos olhos já viram, mas que nos abre o coração para vermos muito mais. Percebemos agora como é no tempo que se faz a eternidade e como esta eternidade não se perpetua depois do tempo vivido, mas antes suprime o tempo enquanto ela mesma é desligada do tempo. Estamos aqui reunidos seguros de ter D. Manuel presente e atuante entre nós. Estamos aqui nesta comunhão de santos a viver o tempo vivido e a celebrar a eternidade. Sei que todos vão ler este “testemunho de duas vidas...” e assim mergulhar nesta eternidade gozosa.
Porto, 22 de fevereiro de 2020
José Ferreira Gomes,
Presidente da Fundação Spes
Na apresentação do livro de Eugénio Fonseca "Testemunho de duas vidas compartilhadas", Paulinas Editora, Prior Velho, 2020, ISBN: 978-989-673-728-3




[1] Karl Rahner, Curso Fundamental sobre la fe, Herder, p.502
[2] Santo Agostinho, Confissões, §23, https://ortodoxia.pt/data/Patristica-10.pdf, p. 154

Sem comentários:

Enviar um comentário